sábado, 16 de janeiro de 2016

RIO DE JANEIRO - Chuva forte causa transtornos em várias regiões do Rio de Janeiro


Mesmo com chuva, cariocas caminha no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul da cidade. (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)Mesmo com chuva, cariocas caminha no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul da cidade.
A chuva que cai em vários regiões do Rio desde a tarde desta sexta (15) deixava alguns rios em estágio de alerta na manhã deste sábado (16). De acordo com o sistema de alerta de cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

De acordo com o boletim, às 7h45 o Rio Capivari, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, havia transbordado e os rios Grande, em Bom Jardim, e Iguaçu, em Nova Iguaçu, estavam em situação de alerta máximo. O rio Comari, em Teresópolis, na Região Serrana, chegou a entrar em alerta máximo, mas o nível estava descendo por volta desse mesmo horário.
Chovia forte na Linha Amarela na manhã deste sábado (16) (Foto: Fernanda Rouvenat / G1)Chovia forte na Linha Amarela na manhã deste sábado (16)
Na manhã deste sábado houve registro de chuva forte no Alto da Boa Vista, na Zona Norte da cidade, Saúde, na Região Portuária, em Guaratiba, na Zona Oeste, na Tijuca, Zona Norte, e Laranjeiras, Zona Sul.
Uma árvore caiu sobre a calçada na Estrada da Paz, no Alto da Boa Vista durante a madrugada. O incidente ocorreu nas proximidades do caminho Santo André, mas não afetou o trânsito, segundo o Centro de Operações.
Por volta das 16h35 de sexta, o Rio de Janeiro entrou pela terceira vez seguida em três dias em estágio de atenção. A situação permanecia a mesma por volta das 8h deste sábado.
Durante o estágio de atenção, o segundo em uma escala de quatro níveis, a prefeitura recomenda, entre outras medidas, que a população permaneça ou procure locais seguros, evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos, redobre a atenção no trânsito e evite ficar próximo a árvores ao áreas descampadas em caso de ventania e raios..
Chuva alagou a Rua do Resende, no Centro (Foto: Rodrigo Gorosito / G1)Chuva alagou a Rua do Resende, no CentroPonto de alagamento na Tijuca, Zona Norte (Foto: Fernanda Rouvenat/G1)Ponto de alagamento na Tijuca, Zona Norte
Motoristas da Ilha do Governador enfrentavam ruas cheias no final da tarde (Foto: Reprodução/Internet)Motoristas da Ilha do Governador enfrentavam ruas cheias no final da tarde
Pedestres tiveram que passar por área alagada na Rua do Resende, no Centro (Foto: Rodrigo Gorosito / G1)Pedestres tiveram que passar por área alagada na Rua do Resende, no Centro

Mais cinco escolas fazem ensaios técnicos na Sapucaí no fim de semana

No sábado, ensaiam Caprichosos de Pilares e Império da Tijuca.
No domingo se apresentam Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e Portela.

Águia da escola é destaque em carro alegórico. (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)A Portela é uma das cinco escolas que participam do ensaio técnico no Rio neste fim de semana
Mais cinco escolas de samba do Grupo Especial e da Série A, do Grupo de Acesso, participam da série de ensaios técnicos no Sambódromo do Rio, neste fim de semana. No sábado (16), se apresentam Caprichosos de Pilares e Império da Tijuca, da Série A. No domingo (17), será a vez de Paraíso do Tuiuti, da Série A, e Acadêmicos do Grande Rio e Portela, do Grupo Especial.
A Caprichosos de Pilares começa seu ensaio às 20h de sábado, com o enredo “Tem gringo no samba!”, uma homenagem ao ex-jogador Petkovic. Às 21h30, é a vez da Império da Tijuca fazer os últimos acertos para o desfile. A escola vai defender o enredo “O tempo ruge, a Sapucaí é grande e o Império aplaude o Felomenal”, em homenagem ao ator José Wilker, morto em abril de 2014.
No domingo, quem abre a série de ensaios técnicos, às 19h, é a Paraíso do Tuiuti, com o enredo “A farra do boi”. Em seguida, às 20h, a Acadêmicos do Grande Rio faz seus acertos para o desfile no qual vai apresentar o enredo “Fui no Tororó beber água, não achei. Mas a bela Santos e por ela me apaixonei...”.
A Portela encerra a programação deste fim de semana. A azul e branco de Madureira entra na avenida às 21h30. O enredo da Portela para o desfile deste ano é “No voo da águia, uma viagem sem fim”.


VLT fecha Av. Rio Branco e altera 82 linhas de ônibus a partir deste sábado

Bloqueio será entre a Av. Nilo Peçanha a e Rua Santa Luzia, às 6h.
No local será construído um novo passeio público para pedestres.

Obras do VLT na Avenida Rio Branco, Centro do Rio (Foto: Daniel Silveira/G1)Obras do VLT na Avenida Rio Branco, Centro do Rio
Começa às 6h deste sábado (16) uma nova etapa de interdições para a continuação das obras do VLT, no Centro do Rio. A interdição da Avenida Rio Branco no trecho entre a Avenida Nilo Peçanha e Rua Santa Luzia vai alterar o trajeto de 82 linhas de ônibus na região. No local, a prefeitura vai construir um novo passeio público com 600 metros para uso exclusivo dos pedestres, ciclistas e passagem para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A prefeitura espera que até abril a obra já esteja concluída.
Mapa mostra trecho que da Rio Branco que será interditado (Foto: Reprodução/Secretaria Municipal de Transportes)Mapa mostra trecho interditado
Os ônibus que seguiam pela Avenida Rio Branco serão desviados pelas avenidas Nilo Peçanha e Graça Aranha. Na nova configuração, a Avenida Nilo Peçanha passa a operar da Avenida Rio Branco até a Rua Debret neste sentido. A Rua Debret muda de sentido entre a Avenida Almirante Barroso e a Rua Araújo Porto Alegre (veja mapa).

Prédios históricos e imóveis importantes da região como o Museu Nacional de Belas Artes, o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional e o Centro Cultural da Justiça Federal  vão ganhar destaque após as modificações.
Os pedestres vão ganhar calçadão amplo, compartilhado com ciclofaixa e via para passagem do VLT.
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do

Nenhum comentário:

Postar um comentário