terça-feira, 5 de janeiro de 2016

RIO GRANDE DO SUL - Publicada no Diário Oficial, extinção da Fundergs no RS é autorizada



Extinção da Fundergs foi publicada no Diário Oficial (Foto: Reprodução)Extinção da Fundergs foi publicada no Diário Oficial (Foto: Reprodução)
Foi publicada no Diário Oficial do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (5) a autorização para que a Fundação de Esporte e Lazer do estado (Fundergs) seja extinguida. Proposto e sancionado pelo governo, o projeto que faz parte do pacote de ajuste fiscal causou polêmica ao longo de 2015, mas acabou aprovado na Assembleia Legislativa por 30 votos a 23 no fim do ano passado.
Na publicação do DIário Oficial, consta que, com a extinção da fundação, ficam extintos também todos os empregos permanentes e as funções em comissão. Também estabelece que os contratos serão rescindidos, e os direitos dos empregados deverão ser pagos imediatamente.
A fundação trabalha no desenvolvimento do esporte e do lazer, com foco no Esporte Educacional, Esporte de Rendimento e Esporte de Participação e é vinculada à Secretaria Estadual do Turismo, Esporte e Lazer. Foi um dos alvos dos cortes de Sartori para enfrentar a crise financeira.
Outras sanções
No total, sete projetos aprovados foram publicados no Diário Oficial nesta terça. Um deles é o que prevê a divulgação mensal da remuneração dos servidores, a individualização das parcelas de caráter indenizatório e a padronização das informações para todos os poderes e entes estaduais. Na sessão extraordinária no fim de 2015, foi aprovado por unanimidade por 52 deputados.
Outro projeto autorizou o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) a prorrogar parcialmente, por mais 12 meses, contratos emergenciais. As contratações são para provimento de 46 vagas de especialistas rodoviários e 10 técnicos rodoviários. Também foi publicada a proposta que autorizou o Executivo a prorrogar contratos de engenheiros agrimensores para a secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, atual Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação.
Também foi autorizada a constituição da Corsan. O projeto altera a legislação para que os recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) repassados pelo Orçamento Geral da União possam ser integralizados ao capital da companhia. Esses valores correspondem a R$ 1,3 bilhão em obras já executadas, segundo o governo.
Outra lei autoriza o Daer a doar imóvel ao município de Sananduva. A cidade foi contemplada com recursos federais para a construção de uma escola de ensino fundamental com 12 salas de aula, além de quadra esportiva e anfiteatro. A instituição atenderá demanda do bairro São Cristóvão.

Jovem baleada na cabeça durante festa deixa UTI de hospital no RS

Paola Baldi, 23 anos, foi atingida por um tiro no domingo (3) em Erechim.
Jovem agora está em observação em quarto do hospital Santa Terezinha.

Presume-se que jovem Paola Baldi dos Santos teria sido baleada acidentalmente em Erechim (Foto: Reprodução/Facebook)Paola foi baleada na cabeça em festa em Erechim
A jovem baleada na cabeça em Erechim, na Região Norte do Rio Grande do Sul, deixou a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Santa Terezinha nesta terça-feira (5).
Paola Baldi dos Santos, 23 anos, foi atingida por um tiro na cabeça na madrugada de domingo (3) em uma festa na casa de amigos vizinhos, no bairro Aeroporto. Ela gora está em observação em um quarto da instituição de saúde.
Conforme informações do delegado Gerson Avelino Fraga, o tiro teria partido de uma arma de fogo do tipo garrucha, calibre 22. Um adolescente que estava na festa é o suspeito de ter levado a arma para o local. O armamento estaria sendo manuseado por ele, quando teria ocorrido um disparo acidental contra Paola, que estava junto.
De acordo com a polícia, é possível que Paola também tenha manejado o revólver, que teria sido passado de mão em mão entre os convidados, em tom de brincadeira, conforme relatos de testemunhas. Logo após o disparo, Paola foi socorrida e levada ao Hospital Santa Terezinha.
Ainda na manhã de domingo (3), a mãe dela, Aglae Baldi, publicou em seu perfil em uma rede social que a filha havia passado por uma cirurgia e estava sedada. O adolescente que efetuou o disparo é menor de idade e poderá ser internado em uma casa de detenção para menores em Passo Fundo, por até três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário