domingo, 6 de dezembro de 2015

GOIÁS - 'Hackatona' seleciona projetos para facilitar acesso a dados do governo


Startup vencedora pode ter o projeto implantado pelo Governo de Goiás (Foto: Divulgação/Segplan)Startup vencedora pode ter o projeto implantado pelo Governo de Goiás
Começa na sexta-feira (11), em Goiânia, uma competição para criar programas e aplicativos que facilitem o acesso da população aos dados do governo. Intitulada “hackatona”, a seleção vai premiar os ganhadores com um período de vivência dentro de grandes empresas de tecnologia da informação (TI), além de terem a chance do projeto ser adotado pelo governo do estado.

Pode participar da hackatona qualquer pessoa que tenha alguma ideia para transformar dados do governo em soluções de interesse público. As inscrições devem ser feitas pelo site do evento até a próxima sexta-feira. Durante a hackatona, os participantes serão desafiados a criarem projetos que facilitem o acesso da sociedade às informações e crie utilidades para este acesso.

A competição acontece dentro da programação do evento Líderes, Empreendedores e Talentos a Serviço de Goiás (Let’s GO).
De acordo com secretário de gestão e planejamento de Goiás, Thiago Peixoto, o objetivo da competição é tirar da população as soluções que a administração pública precisa.

“A sociedade tem fortes demandas e, ao mesmo tempo, tem ideias empreendedoras para solucionar problemas. Essa é uma forma de fazer com que as ideias da população entrem de fato no cotidiano do governo e se transformem em ações efetivas”, afirmou o secretário.

O analista de marketing Thiago Bueno, de 30 anos, foi um dos primeiros competidores a se inscrever. Ele já participou de outras competições em eventos como a Campus Party e a Startup Weekend.  Ele afirma estar ansioso para a sua primeira hackatona que tem como foco uma política pública para a sociedade.

“Desde novo eu sempre quis fazer um trabalho para a sociedade. E esta é uma oportunidade não só para o meu crescimento profissional, como também, e principalmente, para ajudar a população, contribuir com as soluções dos problemas que a gente tanto reclama”, disse.

Categorias
Estão disponíveis três categorias com vinte vagas em cada. A primeira, de designer, é destinada para quem quer desenvolver a interface do projeto. A segunda categoria é a de desenvolvedor, que é o responsável pelo desenvolvimento e programação da tecnologia desenvolvida. Por último, o empreendedor, que ficará responsável pela gestão e aspecto comercial da startup desenvolvida pela equipe.

Thiago se inscreveu como designer e pretende levar a experiência dele no desenvolvimento de interfaces como diferencial no trabalho da equipe para a qual ele for escalado. “Eu não penso nem só em um, mas em vários projetos que posso contribuir para fazer o bem”, disse.
As equipes serão formadas no primeiro dia de evento e já receberão o banco de dados para desenvolverem os projetos. Na segunda-feira (14), três equipes campeãs serão anunciadas.

Jurados
Seis pessoas vão participar do júri da competição; o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), os jornalistas Fabiana Pulcineli, Carlos Willian e João Unes. Vão participar também Rodrigo Fernandes, da Microsoft, e Juliana Sakai, do Transparência Brasil.

O secretário Thiago Peixoto lembrou que os jurados foram escolhidos para avaliar diversos critérios relacionados ao projeto. “Tivemos a preocupação de unir especialistas, pessoas que lidam com os dois lados, tanto da disponibilização dos dados, no caso dos profissionais de TI, da CGE e do Transparência Brasil, quanto quem lida diariamente com a busca de dados, como os jornalistas”, reiterou.

Serviço: Hackatona
Data: 11 a 15 de dezembro
Horário: das 9h às 18h
Local: Vila Cultural Cora Coralina (Rua 3, Setor Central)
Inscrições: Site do Let's GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário